Especial sobre Steve Jobs

Steve Jobs é o CEO da Apple, que ele co-fundou em 1976. Apple é líder mundial de tecnologia de consumo com o revolucionário iPhone e App Store, sua família de players de mídia iPod ea loja iTunes da mídia e seus computadores Mac e suítes de aplicativos iLife e iWork. A Apple introduziu recentemente o IPAD, além da iBookstore, juntamente com o iTunes ea App Store.

Steve também co-fundou e foi o CEO da Pixar Animation Studios, que criou alguns dos mais bem sucedidos filmes de animação  de todos os tempos, incluindo Toy Story, Vida de Inseto, Monstros SA, Procurando Nemo, Os Incríveis, Carros e Ratatouille . Pixar se fundiu com a The Walt Disney Company em 2006 e Steve agora atua no conselho de diretores da Disney.

Clique e leia o especial completo

O começo da Apple

Ao lado de seu parceiro tecnológico Steve Wozniak, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II.A partir de 1979 iniciaram em conjunto a criação de um projeto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software. Era o então projeto Macintosh.

Naqueles tempos os computadores só usavam o teclado – e uma prévia demonstração da tecnologia foi vista por Jobs numa polêmica visita ao PARC da Xerox Corporation, o que lhe rendeu algumas acusações sem provas concretas de espionagem industrial, fato que ainda não foi totalmente esclarecido e ao que tudo indica o modelo do sistema da Xerox foi apenas uma inspiração que desencadeou a criação do primeiro Mac OS (o sistema operacional padrão nos Macintosh).

Em 1984, a Apple lançou o Macintosh, o primeiro computador pessoal com recursos de desenho e tipografia, além de uma interface gráfica pioneira e agradável aos olhos. Ele preconizou todos os futuros PCs dali em diante – por isso Jobs é considerado o “Pai do Macintosh”. O lançamento do computador foi feito com um grande estardalhaço através de uma campanha publicitária milionária exibida apenas naquele ano nos intervalos do Super Bowl, evento que atinge picos de audiência enormes.

Saída da Apple

Em 1985, Jobs foi forçado a deixar a Apple pelo conselho de administração da empresa, e fundou uma outra empresa de computadores, a NeXT. Em 1986, comprou a Pixar da Lucasfilm, que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados. Na década de 1990, a Pixar sob liderança de Steve Jobs produziu o primeiro filme infantil animado na sua totalidade por computador, “Toy Story”. Hoje a Pixar é um dos maiores estúdios de filmes animados do mundo, ao lado da Disney.

Retorno

Em 1996 a Apple, que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou de Steve Jobs a NeXT Computer para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional. Com esta operação Jobs retornou para a Apple – que estava numa situação financeira frágil e a ponto de fechar – em 1997 como consultor. Salvou a companhia a tempo, mais uma vez com uma idéia e um produto criativo de impacto introduzindo o iMac em 1998.

Depois do sucesso de vendas dos primeiros iMacs, preparou uma nova revolução, a de refazer o famoso Mac OS, criando uma nova e poderosa plataforma que uniu o poder e a estabilidade do sistema Unix com a praticidade e elegância do tradicional Mac OS. Em 2000 foi lançado o Mac OS X.

Em 2007 a Apple passou a comercializar telefones celulares, chamados de iPhone, com tecnologia de toque (batizada de multi-touch); em 2008 lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G, e mais recentemente o novo iPhone 3gs (speed) ,que foi lançado em julho de 2009, com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s