Dica: Entenda como funciona e como configurar sua memória virtual

O que seria memória virtual?

Memória virtual é um arquivo criado no seu HD que trabalha como uma extensão da sua memória RAM.
Sempre que seu PC precisar de memória RAM ele vai usar este arquivo no HD como uma memória adicional.
Esta memória é mais lenta que a memória RAM por isto ela não é perfeita para o uso diário, mas ajuda na falta de memória Ram.
Se esta mensagem aparece constantemente em seu micro é necessário aumentar a memória RAM. Se ele está com 128 mgb, aumente para no mínimo 256 mgb, dependendo da capacidade do seu processador.
Se você tivesse que carregar o sistema operacional, um programa de e-mail, um navegador e um processador de texto simultaneamente dentro da memória RAM, 128 megabytes não seriam suficientes. Se não houvesse a memória virtual, quando toda a RAM disponível fosse preenchida seu computador provavelmente diria a você: “desculpe, mas você não pode carregar mais nenhum aplicativo. Por favor, feche um dos programas abertos para poder abrir um novo”. Com a memória virtual, o computador pode procurar por áreas da RAM que não foram usadas recentemente e copiá-las para o disco rígido. Isso liberará espaço na RAM para carregar um novo aplicativo.

Devido a essa cópia acontecer automaticamente, você nem percebe o que está acontecendo. É como se sua máquina tivesse espaço de RAM ilimitado, mesmo que só disponha de 128 megabytes instalados. Isso também traz grande benefício econômico, uma vez que esse espaço no disco rígido é muito mais barato do que os chips da memória RAM.
A velocidade de leitura/escrita de um disco rígido é muito mais lenta do que a da RAM, e sua tecnologia não é ajustada para acessar pequenas quantidades de dados de cada vez. Se o seu sistema depende muito da memória virtual, você notará uma queda significativa no desempenho. A chave é ter RAM suficiente para lidar com tudo isso simultaneamente assim, o único momento em que a lentidão da memória virtual é observada é quando existe uma pequena pausa na mudança de tarefas. Quando é este o caso, a memória virtual é perfeita.
Mas quando não é este o caso, o sistema operacional terá que trocar constantemente informação entre a RAM e o disco rígido. Isso é chamado de thrashing (degradação), e pode deixar seu computador incrivelmente lento.
// <![CDATA[
inject_code("”);
// ]]>

Your browser does not support JavaScript or it is disabled.

A área do disco rígido que armazena a memória RAM é chamada de arquivo de paginação (page file). Ela armazena páginas da RAM no seu disco rígido, e o sistema operacional move os dados sucessivamente entre o arquivo de paginação e a RAM. Em uma máquina com o Windows instalado, o arquivo de paginação usa a extensão .swp.
A seguir você irá ver como configurar a memória virtual em um computador.
Mas para esta memória virtual funcionar bem, o ideal é você desfragmentar o disco rígido pelo menos a cada 15 dias.

Veja como desfragmentar o disco rígido.


Clique Iniciar=> Acessórios=> Ferramentas de sistema=> Desfragmentador de disco=> Desfragmentar.

Como configurar?

O ideal é utilizar, sempre, uma quantidade de memória RAM suficiente para suportar as exigências de processamento da máquina computacional. Não sendo possível, o recomendado é utilizar, como arquivo de paginação, 1.5 vezes a quantidade de memória RAM instalada na máquina.

Alterar o tamanho do arquivo de paginação da memória virtual

  1. Abra Sistema no Painel de Controle (clique em Iniciar, em Painel de Controle e, em seguida, clique duas vezes em Sistema).
  2. Na guia Avançado, em Desempenho, clique em Configurações.
  3. Na caixa de diálogo Opções de Desempenho, clique na guia Avançado.
  4. Em Memória virtual, clique em Alterar.
  5. Em Unidade [Rótulo do Volume], clique na unidade que contém o arquivo de paginação que você deseja alterar.
  6. Em Tamanho do arquivo de paginação para a unidade selecionada, clique em Tamanho personalizado, digite um novo tamanho de arquivo de paginação em megabytes na caixa Tamanho inicial (MB) ou Tamanho máximo (MB) e clique em Definir.
  • Caso você reduza as configurações de tamanho inicial ou máximo do arquivo de paginação, será necessário reiniciar o computador para ver os efeitos dessas alterações. Normalmente, quando o tamanho é aumentado, não é necessário reiniciar o computador.
  • Para que o Windows escolha o melhor tamanho de arquivo de paginação, clique em Tamanho gerenciado pelo sistema.
  • Para obter melhor desempenho, não defina o tamanho inicial com um valor inferior ao mínimo recomendado em Tamanho total do arquivo de paginação para todas as unidades. O tamanho recomendado equivale à quantidade total de memória RAM do sistema mais a metade desse total. Você deve manter o tamanho recomendado para o arquivo de paginação, embora possa aumentar esse tamanho se utilizar, com freqüência, programas que exijam muita memória.
  • Para excluir um arquivo de paginação, defina seu tamanho inicial e máximo como zero ou clique em Nenhum arquivo de paginação. A Microsoft, no entanto, recomenda não desativar nem excluir arquivos de paginação.
  • Em computadores com oito ou mais processadores com o tamanho máximo de RAM instalado, você poderá obter uma melhoria de desempenho adicional dividindo o arquivo de paginação em vários arquivos de paginação. Cada arquivo de paginação deve estar contido em um disco físico separado e, para fins de confiabilidade, cada disco deve fazer parte de um volume RAID-5 de hardware.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s