Google cria impressão na nuvem

A computação em nuvem ainda está em fase inicial de utilização, mas a Google já visualizou o potencial que essa nova tecnologia pode proporcionar, e uma demonstração do interesse em explorar esse “novo” nicho de mercado é o Google Cloud Print. Essa ferramenta foi anunciada pela própria Google no blog do projeto Chromium no dia 15, e permitiria a impressão de documentos de qualquer aplicativo instalado em qualquer dispositivo (computadores, smartphones, notebooks e netbooks) em qualquer impressora conectada à Internet.

Impressão a partir da nuvem. Reprodução/Google

O Google Chrome OS, sistema operacional para netbooks que foi mostrado em novembro passado, não usará drivers de impressoras por contar exclusivamente com o Google Cloud Print, e a proposta para outros sistemas operacionais é a mesma: levar o status da impressão como uma tarefa local para a nuvem, “libertando” assim os usuários dos drivers proprietários. Claro que com esse sistema, é imperativo que o usuário esteja conectado à Internet para poder imprimir, mas para quem já tem uma impressora, pode torná-la ponto de acesso do Google Cloud Print (via proxy) e permitir que documentos de amigos, colegas e funcionários sejam impressos sem o download do arquivo.

Já está em desenvolvimento, prioritariamente, um proxy para Windows; e em segundo plano ficam Linux e Mac OS. Uma interface web será necessária para visualização e ajustes pré-impressão, bem como API’s para gerenciar todo o processo.

São descritos dois modos de uso do Google Cloud Print:
-Primeiramente, tanto o dispositivo quanto a impressora teriam de estar conectados à Internet e com um proxy (pequeno software encarregado de fazer a interconexão entre um e outro) instalado no dispositivo onde a impresora estaria conectada;
-Em uma segunda maneira, o serviço seria feito por impressoras dedicadas e adaptadas para interagirem diretamente com a nuvem sem computadores intermediários; tal modelo ainda não existe – comercialmente falando, mas a Google aposta na criação de dispositivos dessa natureza para o uso total da nuvem em favor da Cloud Print.

E para quem já está interessado em saber mais sobre a ferramenta e desenvolver soluções para a Cloud Print, siga por aqui para ter acesso à documentação e ao código disponibilizado.

Fonte: Guanabara.info

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s