Melhores antivírus da atualidade

By Diego  Piffaretti

Semestralmente o laboratório AV-Comparatives lança um relatório com os testes dos principais antivírus do mercado. A AV-Comparatives é uma organização sem fins lucrativos, localizada na Áustria, que avalia os produtos em três categorias: taxa de detecção de vírus, quantidade de falsos positivos (quando o programa acusa erroneamente a presença de vírus) e velocidade de varredura.

Para realizar os testes, os especialistas da AV-Comparatives contam com ajuda de universidades que enviam seus estudantes para auxiliá-los tanto na escolha da melhor metodologia quanto na execução dos testes.

Foram testados 16 produtos.

Veja  a tabela de detecção de cada produto:

Gdata assumiu a ponta, tendo o melhor nível de detecção de vírus.O Avira está logo ali em segundo sendo na minha opinião um anti-vírus que ganharia o prêmio de revelação, pois é algo ligeiramente novo no mercado, a ponto de já estar entre os melhores.

Veja agora o gráfico de amostras que foram perdidas:

Veja agora uma tabela que eu considero muito importante, a de falsos positivos:

Veja que a McAfee pra mim foi um desastre, um antivirus renomado destes não podia ter ficado numa colocação dessas, 61 falsos positivos.O destaque vai pro antivírus da Microsoft, que ficou entre os 3 primeiros neste quesito, mostrando seu cartão visita!

Veja agora a tabela de velocidade no escaneamento dos antivírus, algo que eu realmente me importo, pois antivírus que fica 10 horas fazendo escaner, não dá!

O Symantec que pegou uma fama terrível a alguns anos atrás, sendo considerado lento , ficou na ponta, mostrando que ainda é sim uma grande empresa, e que melhorou demais o seu software, Para quem tem medo de usar o Norton, ta ai um incentivo.Neste quesito infelizmente o Essentials da nossa querida Microosoft não se saiu muito bem.

CLIQUE EM LEIA MAIS PARA CONTINUAR

No fnal, uma última tabela mostrando os prêmios conquistados por cada um, levando em considerações a analise de todo o conjunto:

O Essential não conquistou o Advanced +, mais memso assim já foi um grande passo, pois é um software bem novo, e vai crescer muito mais!

Dou os parabéns para o GData, que é o TOP TOP da atualidade, mais ainda continuo gostando muito do Kaspersky, Decepção total para o Trend Micro, uma empresa deste porte não pode deixar seu produto como está.

Veja um resumo do que aconteceu:

Na comparação com o relatório anterior (veja os resultados) o Avira melhorou no quesito “falso postivo”. Já o Avast testado é o da versão gratuita e perde apenas 0,7 pontos percentuais em relação à versão paga do teste anterior, de agosto de 2009.

O AVG melhorou ligeriamente sua taxa de detecção e ficou um pouco mais ágil na varredura.

O BitDefender ficou melhor nos falsos positvos: detecta menos ainda coisas falsas, porém ficou mais lento na varredura.

eScan e F-secure: houve ligeira piora na detecção, mas evoluiram nos falsos positivos.

Já o G Data permanece soberano, apesar de ligeira queda na taxa de detecção.

O novato nos testes, K7 Total Security, mostrou força no índice de detecção: 96,4%. Mas ainda tem o que melhorar nos quesitos falso positivo e velocidade de varredura.

Karspersky melhora significativamente no ranking, conseguindo o selo “avançado plus” com o aumento de 2,4 pontos percentuais na taxa de detecção.

Kingsoft Antivirus perdeu 4,6 pontos percentuais na taxa de detecção e piorou na velocidade de varredura.

McAfee fica mais lento na varredura, mas ganha 0,2 pontos percentuais na taxa de detecção.

NOD32 melhora meio ponto percentual na deteccção e também está considerando menos falso positivos.

O Norman aumentou sua taxa de detecção, porém cresceu também na taxa de falsos positivos.

A Microsoft, agora com o Security Essentials, melhorou sua classificação em cerca de 6 pontos percentuais na taxa de detecção em relação ao descontinuado Live OnCare, e diminuiu nos falsos positivos.

Quem também teve um bom avanço foi o TrustPort AV. Ele ganha o selo “avançado plus” e melhora 1,5 ponto percental na taxa de detecção.

Sophos ganha uma melhor classificação com um aumento de 2,4 pontos percentuais na taxa de detecção, reduzindo significativamente os falsos positivos detectados anteriormente, além de melhorar a taxa de varredura

O SpywareDoctor da PC Tool entrou pela primeira vez na lista, com um bom resultado: selo “avançado plus”; alta taxa de detecção e poucos falsos positivos.

Também novato, o Trend Micro teve resultado ruim: muitos falso positvos e uma taxa de detecção abaixo da média: apenas 90,7%.

É importante ressaltar que em todos os testes também são analisados os falsos positivos (FP), ou alarmes falsos, e os mesmos têm um grande peso na nota final. Então, mesmo obtendo uma alta taxa de detecção, se o programa antivírus achar muitos falsos positivos, a classificação geral pode cair.

Independentemente dos resultados, é aconselhável que o próprio usuário baixe as versões de teste/demo dos antivírus preferidos e faça sua própria avaliação de qual produto melhor atende às suas necessidades.

Fonte: Avc-Report

Alguns textos foram retirados do:InfoManiaco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s