Google vai desistir do Wave

O Google anunciou, hoje, o fim do sistema de comunicação e colaboração em tempo real, Wave, após pouco mais de um ano de funcionamento do serviço. O Wave era uma grande promessa, promovida pelo Google como o sistema que ia tornar o e-mail obsoleto. A empresa revelou, em seu blog oficial, que não vai mais desenvolver a plataforma como um produto autônomo, mas irá aproveitar as inovações em outros projetos da empresa. O sistema recebeu muitas contribuições de desenvolvedores independentes.

O vice-presidente da corporação, Urs Hölzle, reconheceu o enorme entusiasmo pelo sistema, dentro e fora da empresa, mas que a reação dos internautas ao Wave era imprevisível. “Não sabíamos ao certo como os usuários responderiam a esse tipo de comunicação radicalmente diferente”, disse. O executivo ressaltou as contribuições em termos de avanços tecnológicos que a plataforma permitiu e disse que tais inovações serão aproveitadas em outros produtos do Google.”Mas apesar destas vitórias, e numerosos fãs leais, o Wave não viu a aprovação do usuário que teria gostado”, declarou ele.

“A parte central do código, bem como os protocolos que têm impulsionado muitas das das inovações do Wave, já estão disponíveis em código aberto, para que os clientes e parceiros possam continuar a inovação começamos”, diz o comunidado. O executivo também prometeu criar ferramentas para que os usuários do Wave possam facilmente “liberar” seu conteúdo armazenado no programa e transferí-lo para outras plataformas.

Características inovadoras do serviço são a digitação em tempo real, “carácter por carácter”; a habilidade de “arrastar e largar” arquivos do computador; e corretor de texto que compreende não apenas uma palavra individual, mas o contexto delas na frase. Partilhar imagens e outras mídias em tempo real era uma marca do sistema, que mesclava elementos de e-mail, mensagens instantâneas, enciclopédias colaborativas e compartilhamento de fotos. A idéia, de acordo com o Google, era revolucionar a comunicação e a execução de projetos colaborativos.

Fonte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s