Google Street View já está funcionando no Brasil

O Google lançou oficialmente nesta quinta-feira (30) no Brasil o Google Street View, serviço que disponibiliza imagens panorâmicas de ruas de cidades brasileiras. Desde 2009, a empresa vem tirando fotos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – esta última localidade também inclui as cidades históricas Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei e Ouro Preto. Cidades vizinhas a essas capitais como Niterói (RJ), Campinas (SP) e Curvelo (MG) também foram cobertas pelo serviço.

O site, que funciona junto aos serviços Google Maps e Google Earth, estará disponível a partir de hoje para 1% dos usuários; até segunda-feira (4), prometeu a empresa, 100% dos internautas brasileiros terão acesso às fotos panorâmicas. A ideia é cobrir todas as cidades-sede da Copa do Mundo até 2014.

Após a coleta, a empresa junta as fotos tiradas para criar o efeito panorâmico, de visão de 360º (câmeras instaladas nos carros conseguem capturar as imagens estáticas em todos esses ângulos). O Google conta com uma tecnologia específica para desfocar os rostos de todos os pedestres e placas de carros que foram fotografados – se por acaso alguns desses elementos forem exibidos nitidamente, o usuário pode comunicar o erro ao Google via link na própria imagem.

Para cobrir os 150 mil quilômetros de vias já fotografadas, o Google usou 30 carros modelo Fiat Stilo, equipados com nove câmeras, GPS e scanner 3D. A empresa ainda planeja usar o Trike, triciclos que permitem acesso a lugares restritos a veículos. Os triciclos Trike têm sido utilizados na Itália para captar imagens das ruínas de Roma. Até o momento, locais inacessíveis com automóvel, como o Cristo Redentor, conta apenas com imagens de usuários.

A empresa disponibilizou um serviço interativo no qual o usuário poderá sugerir destinos que ele queira que sejam cobertos pelo Street View. Para isso, o internauta deverá acessar o site www.exploreostreetview.com.br e clicar em “Lugares Imperdíveis”. Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil, inclusive, afirmou que Google pretende tirar fotos em favelas.

De acordo com Flávia Simmon, gerente de marketing do Google Brasil, a audiência no Google Maps sobe consideravelmente após a implantação do serviço de fotos panorâmicas em um país. “Em média, a audiência do Maps aumenta em 30% com o Street View”.

Google Street View captura o que não gostaríamos de ver

E não falo de coisas engraçadinhas, devidamente documentadas em Tumblrs por aí afora. Falo de cenas como essa, registrada em uma manhã qualquer deste ano na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro. Será que não dava para passar de novo no local? Ou a realidade é essa mesmo, temos de mostrar? O que vocês acham?

OBS: O Google está tirando do ar esse tipo de imagem. Os links já não são válidos.

Fonte1, Fonte2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s