20 ferramentas para você se esbanjar com seu Twitter

1. Para tuitar em equipe
O serviço online HootSuite é uma boa opção para administrar grandes contas no Twitter — e enfrentar enxurradas de posts. Também é uma saída para quem atualiza perfis em equipe. Entre alguns dos recursos mais interessantes estão o monitoramento de menções, o agendamento de posts e a atribuição de tarefas entre os membros da equipe. O serviço pode integrar vários perfis e acessar contas de redes como Facebook, LinkedIn, MySpace e Foursquare.
2. Mais vida para seu LinkedIn

Apesar de essencial para fazer contatos profissionais, os perfis do LinkedIn são meio paradões. Para contornar isso, você pode mesclar sua página na rede social com sua conta do Twitter. Dentro do LinkedIn, clique no item “More…”, vá a Application Directory e instale o aplicativo Tweets. Se não quiser entupir o perfil com posts, marque a opção para encaminhar apenas os tuítes que tenham a hashtag #in.
3. Acione o piloto automático
Uma viagem longa ou um mês de férias não são desculpa para deixar seu Twitter abandonado. Você pode fazer um estoque de posts e programar a sua publicação com o Tweet-u-later. O serviço funciona como se fosse um webmail e permite definir a data e hora dos tuítes.
4. O Outlook também tuíta
Em geral, quem usa o Outlook no trabalho precisa deixar o programa aberto o dia todo. Então por que não aproveitar o correio eletrônico para se integrar ao Twitter? Essa é a proposta do plug-in gratuito TwInbox. Ele permite ler e postar conteúdo de dentro do Outlook de forma prática e organiza os tuítes como se fossem mensagens.
5. Seus documentos no microblog
Quer espalhar uma planilha, uma apresentação, um PDF ou um documento de texto pelo Twitter? O cara certo para esse serviço é o Slideshare. Dá para compartilhar arquivos de até 100 MB. Para abrir o conteúdo compartilhado, não é necessário ter o respectivo programa instalado na máquina: basta abrir por um browser com Flash.
6. Sem web? Vá de SMS
Até quem tem um celular velhinho, pré-pago e com pouco crédito pode tuitar. Basta se cadastrar em um serviço que encaminha mensagens de texto para o microblog, como o SMS2Blog. Cada tuíte é cobrado como se fosse um torpedo normal. Quem tem conta na TIM pode configurar o envio de torpedos para o microblog diretamente no Twitter.com. É só ir em Settings > Mobile.
7. Ande com sua turma

Criado por brasileiros, o Twinester usa seus contatos do Twitter para criar comunidades temáticas. Assim dá para reunir amigos, postar e ler posts sobre determinado assunto, fugindo do conteúdo irrelevante. Mas não é igual às listas? Não. No Twinester você cria uma página própria com visual de chat e pode postar apenas lá, livrando seus seguidores do Twitter do irritante excesso de posts.
8. Tem mensagem pra você

Aquelas notificações por e-mail sobre novos seguidores ou sobre Direct Messages ficam menos chatas com o Topify. Ele aprimora os alertas com links que trazem detalhes sobre seus novos followers e permite responder DMs via e-mail.
9. Timeline mais esperta
No lugar de acessar o Twitter. com, experimente fazer seu login no Tweetree. O serviço mostrará os posts dos seus contatos de um jeito mais esperto, exibindo o conteúdo dos links indicados por eles. Apesar de a página ficar mais pesada, você ganha tempo dando uma olhada em sites e vídeos sem precisar abrir outra aba.
10. Backup contra a baleia
Fazer backup dos seus dados é um ritual obrigatório, especialmente quando você usa um serviço instável como o Twitter. E não será mais uma tarefa chata se você usar o site Backup My Tweets. Fácil de usar, a ferramenta oferece 1 GB de espaço gratuito para guardar todos seus posts de forma rápida, organizada e livre das baleiadas.
11. Sim, até no DOS!

Quando você pensa que não faltava inventar mais nada, descobrimos o Quitter, um cliente para Twitter que roda no prompt do DOS. Os criadores do programa dizem que a ideia é ser discreto, mas, convenhamos, usar esse troço vai chamar atenção do escritório todo!
12. Cofre para os Trending Topics

O serviço Twapper Keeper cria buscas personalizadas por hashtags e armazena os resultados para consultas posteriores. É uma ferramenta útil para driblar o sofrível sistema de busca original do Twitter e encontrar posts sobre itens que entraram nos Trending Topics há muitos dias.
13. Para enganar o chefe

Se seu chefe torce o nariz a cada vez que vê você com o Twitter aberto na tela do trabalho, despiste-o com o Spreadtweet. O programa mostra os posts dos seus contatos em uma interface que imita o Excel…

14. Imagem é tudo
Anda sem ideias (ou paciência) para fazer um belo background no seu perfil? Acesse o editor online Free Twitter Designer. Com uma interface fácil de usar, ele ajuda a dar uma cara mais profissional à aparência do seu perfil. Você escolhe um tema e vai brincando com cores e formas. Dá também para adicionar textos ao background.
15. Geometria moderna
Dê adeus ao visual padronizado no Twitter e assuma uma postura mais geek com o Themeleon. Ele permite criar um background com ilustrações discretas com formas geométricas e texturas sólidas, com apenas alguns cliques. A variedade de opções impressiona.
16. Microblog dentro do blog
Para levar um perfil do Twitter para dentro do seu blog, é só acessar o aqui e escolher que tipo de widget quer. Você pode incluir uma caixa de buscas para tuítes, uma miniatura do seu perfil ou exibir apenas seus posts favoritos. Depois, basta recortar o código gerado pelo Twitter e colar no HTML do seu blog.
17. Chame os tuiteiros!
Poucas ferramentas integram tão bem um blog com o Twitter quanto o sistema para gerenciamento de comentários IntenseDebate. Compatível com Blogger e WordPress, o serviço permite que os visitantes usem suas contas do Twitter para assinar os comentários. É um incentivo para mais participações e também uma boa ideia para cativar a audiência.
18. Paparique seus seguidores
Com tanta gente disputando a atenção dos tuiteiros, nunca é demais tratar bem quem decide seguir seu perfil. Por isso, pode ser uma boa ideia criar uma Direct Message automática para dar boas-vindas a eles. O caminho é o TwitterDMer. O serviço permite que você personalize o texto, citando o nome e a cidade do perfil do seguidor.

19. Esbanjando simpatia
Está desesperado para arrumar mais seguidores para um perfil? Apele para serviços como o Twtify e o Twollow. Eles permitem seguir dezenas de perfis de uma vez só, listando contas de usuários por critérios como palavras-chaves ou hashtags. Aí é só torcer para o pessoal também seguir seu perfil de volta.
20. Seja leve!
O fotógrafo J.R. Duran trocou seu blog por uma conta no Twitter. “É mais divertido e simples, como uma conversa em mesa de bar”. Ele aconselha a usar o microblog de forma leve e sem regras. “Sigo apenas quem eu gosto, mas não tento ler tudo nem fico irritado quando alguém faz flood. Se começar a encher o saco, é só dar unfollow e block”.

Um comentário sobre “20 ferramentas para você se esbanjar com seu Twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s