Até um tempo atrás a maior justificativa para não se utilizar o Google Chrome em substituição ao Firefox se resumia à ausência de addons, ou complementos, ou plugins. Notadamente para quem utiliza um navegador (web browser) como uma ferramenta cheia de atalhos, facilidades para desenvolvimento e utilização geral. Segue nesse artigo uma lista de complementos para o seu Google Chrome que te farão abandonar o seu hoje lento Firefox, ou mesmo os usuários do IE, sim ainda existem muitos.
Chromed Bird
Uma ferramenta brasileira, a mais popular do Chrome para utilização do Twitter. Entre suas
Verificador de mensagens do Google
Simples e objetivo no estilo Google Chrome de ser. Exibe o número de mensagens não lidas na sua Caixa de entrada do Gmail. Você também pode clicar no botão para abrir a sua caixa de entrada.
Google Translate
Somente uma maneira prática de utilizar o Google Translate sem a necessidade de ter que digitar a URL. Há também a possibilidade de se traduzir aquela página em russo ou hebraíco.
Lightshot
A mais simples e completa ferramenta para captura de tela (screenshot). Permite que você seleciona uma área especifica, você pode editar a imagem, fazer upload para um servidor gerando um link curto, pode simplesmente deixá-la na sua area de transferência permitindo um colar em qualquer ferramenta de edição. De todas ferramentas testadas no quesito de captura essa foi a mais interessante.
Xmarks Bookmark and Password Sync
Uma ferramenta essencial para a realização de backup e sincronia de seus favoritos, senhas e abas abertas entre vários computadores e até browsers. Logo, o Xmarks existe também para Firefox, Safari e IE. É considerada por muitos como a mais útil ferramenta para os webholics.
Após instalado o ícone do Xmarks fica na Omnibar do Chrome. E lá fica todo seu controle: forçar uma sincronização ou solicitar as abas que estavam abertas na última sincronização.
SEO Site Tools
Um complemento para desenvolvedores web. De cara já informa o Page Rank da página visitada. O complemento permite avaliar seu site quanto a visibilidade para os principais engines de busca da web (Yahoo, Bing, Google). Possui métricas WMT, YSE e GA. É considerada a melhor ferramenta de SEO para o Google Chrome.
Chrome Sniffer
Chrome Sniffer permite de modo bem simplista se identificar que tecnologias, scripts, aplicações open source e plataformas usa um website. A ferramenta exibe ao lado do endereço do site visitado que tecnologia está sendo usada. Hoje é possível que a ferramenta detecte cerca de 50 CMS diferentes.
Web Developer
A Web Developer foi criada originalmente para o Mozilla Firefox e dessa vez foi reprogramada para o Google Chrome com uma interface otimizada. Tem inúmeras funcionalidades para examinar e entender os layouts de páginas web, mostrar a informação CSS acerca de certos elementos, controlo de cache do browser, entre outros.
iMacros
Uma espécie de Greasemonkey para o Chrome. Ou seja, ele serve para automatizar seu web browser. Grava e executa scripts de repetição.
Firebug Lite
Qualquer desenvolvedor web que se preze conhece o Firebug para Firefox. Pois é, agora há uma versão Lite para Google Chrome, desenvolvido também pelo pessoal da Firebug Working Group. A ferramenta faz tudo de essencial do Firebug completo, tal como capturas de elementos e visualização de códigos de front-end das diversas camadas do seu website.
—–
Todos os links para as extensões estão nos títulos de cada uma.