Usando criptografia no e-mail com Certificado Digital

Dica do Gustavo Cardoso, CEO da NGR Network

 

O certificado digital é um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, uma empresa ou um site. Nada mais é que um arquivo, não irei falar sobre assuntos conceituais, mas explicarei sua aplicação prática.

O primeiro passo é, como adquirir um certificado?, principalmente gratuito ou pelo menos, com uma validade bem significativa. No site https://www.certisign.com.br/produtos-e-servicos/certificados-digitais/e-mail-seguro-pessoal, preencha seus dados e selecione a opção gratuita para teste.

EXPORTAR

Após criar o certificado, o mesmo ficará armazenado em seu navegador, você precisará exportá-lo:

Através do Internet Explorer

Através do Firefox

COMO DEVEREI UTILIZAR MEU CERTIFICADO

Com seu certificado instalado, você poderá assinar digitalmente seus e-mail. Valendo lembrar que se deve utilizar no mesmo e-mail de cadastro na criação do certificado, o certificado deverá ser instalado em seu programa de e-mail, Thunderbird ou Outlook

Microsoft Outlook

Thunderbird

Assinatura Digital

Assinatura Digital

Todo e-mail enviado, você poderá assinar, alegando que o e-mail recebido pelos seus destinatários realmente veio de você. Sua aplicação é bem interessante, evita a propagação de spam, evita abuso de informações e principalmente matem sua autenticidade (remetente).

Validação da Assinatura Digital

Manter sigilo na internet hoje está cada vez mais difícil, vários tipos de vírus e quantidades de  hackers interessados em adquirir informações estão cada vez maiores, principalmente no que diz a respeito ao conteúdo do email.

NA PRÁTICA

Como podemos enviar e-mail e garantir que somente o destinatário consiga ler?, Isto hoje é totalmente possível, através dos certificados digitais. Acima ensinamos como criar um certificado e adicioná-lo em um programa de e-mail, agora vamos aprender  como criptografar uma mensagem e os anexos.

Para enviar uma mensagem criptografada, primeiramente precisamos do certificado digital do destinatário, aplicação desta prática chama-se na teoria o conceito de chave publica, onde o certificado digital é a chave publica.

Com o certificado digital do destinatário salvo em seu computador, será necessário adicioná-lo(no nome do destinatário) em seus contatos, abra-o, no botão “certificado” clique em “importar”, para que possa adicionar o certificado do destinatário  no contato de referência.

Adicionando um certificado digital em um contato

Adicionando um certificado digital em um contato

Após ter adicionado o certificado do destinatário, crie um e-mail, nas opções do Microsoft Outlook > Configurações de Segurança, selecione “Criptografar o conteúdo e os anexos” e “Adicionar assinatura digital”

habilitando segurança no e-mal

Habilitando segurança no e-mail

Observações: O destinatário somente conseguirá visualizar  a mensagem criptografada se ele também tiver o seu certificado.

Fonte

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s