Migrando a Máquina Virtual do Virtual PC para o Hyper-V e voltando para o Hyper-V

Dica do Wilsterman Fernandes

Neste artigo vamos falar sobre a migração de Máquinas Virtuais do Virtual PC 2007 ou do Virtual Server 2005 para o Hyper-V e vice-versa. Windows 7 Virtual PC é um produto diferente e não foi testado e não será tratado neste post. Migrando para o Hyper-V é oficialmente suportado pela Microsoft. Migrando do Hyper-V não é, razão pela qual este blog é necessário. Há dois obstáculos para a migração completamente bem sucedida:

1. Virtual Machine Addition e Integration Services devem ser retirados na unha.

2. Virtual PC / Virtual Server e o Hyper-V tem HAL´s diferentes. Virtual PC e Virtual Server instala um Advanced Configuration and Power Interface HAL. Hyper-V instala uma HAL ACPI. Eles não são a mesma coisa. Eles não são totalmente compatíveis.

HAL do Virtual PC a esquerda, e HAL do Hyper-V a direita. Virtual Machine Additions está instalado na máquina virtual do Virtual PC e o Integrations Services está instalado na máquina virtual com Hyper-V. Apenas um processador lógico é alocado no Hyper-V.

Máquina Virtual do Hyper-V mesmo depois de mudar o número de processadores lógicos 1 – 4.

Migrando de uma plataforma de virtualização para outro é um processo simples que exige algumas etapas simpes e poucos reboots.

Migração do Virtual Server / Virtual PC para o Hyper-V

1. No Virtual PC ou Virtual Server, remova o Virtual Machine Additionsm se estiverem instalados e efetivar as mudanças.

2. Copie o VHD para o servidor de Hyper-V (também conhecido com Host Virtual, (host virtual porque nele está habilitado o papel / role de Hyper-V)).

3. Crie uma máquina virtual nova no Hyper-V usando um .VHD existente, o copiado do VPC ou do Virtual Server.

4. Inicialize a VM no Hyper-V e faça o login na VM.

5. Quando a mensagem de novos hardwares encontrados, clique em Cancelar em todas elas.

6. Para o Windows Vista e o Windows Server 2008 (isso não se aplica ao Windows Server 2008 R2), vá para o inciar e executar e digite: msconfig. Clique na guia boot e, em seguida, clique no botão opções avançadas. Clique na caixa de seleção Detectar HAL. Clique em OK e OK para confirmar as alterações. Vai lhe informar para reiniciar, mas não faça isso, vá para a próxima etapa.

Detectar HAL existe apenas no Windows Vista e Windows Server 2008.

7. Se o seu sistema operacional é suportado pelo Integration Services, instale ele.

8. Reboot a VM.

Nota: Se você for solicitado a fornecer a mídia de instalação para o sistema operacional da máquina virtual, faça isso quantas vezes for necessário. Use um arquivo ISO em vez da mídia física, se você tiver uma ISO. A ISO não é só mais rápido do que a mídia física, você não vai ter que ir até o local de acesso físico a onde está hospedado o servidor, e também libera o acesso ao CDROM para outras atividades.

Lembrando que é muito importante entender que, por padrão, você tem um dispositivo óptico (CDROM /DVD ROM) emulado. Se você substituir o arquivo ISO do Integration Services pela mídia do Sistemas operacional, você para o processo de instalação do Integrations Services. Dependendo das circunstâncias especificas, você vai ser solicitado a inserir novamente o arquivo ISO do Integration Services ou a instalação do Integration Services não pode concluir com êxito.  O ponto é que você continua tentanto instalar o Integration Services, até ver a caixa de diálogo que a instalação foi bem sucedida. Você pode ser capaz de evitar esta confusão, adicionando um outro disco óptico virtual antes de incializar a máquina virtual. Você pode usar o segundo dispositivo para a mídia do sistema operacional, deixando o dispositivo óptico padrão dedicado a instalação do Integration Services.

E se você esquecer de remover o Virtual Machine Additions?

As vezes as pessoas esquecem de remover primeiro o Virtual Machine Additions. Ao longo dos anos, diferentes versões do Virtual Machine Additions foram liberados. As versões mais recentes pode ser desinstalado a partir de uma máquina virtual executando o Hyper-V. Os mais velhos não conseguem. Então, tente removê-los, se puder. Se desinstalar, continue com o processo de migração. Se não desinstalar, você tem que voltar para o Virtual e Virtual Server e removê-los antes de prosseguir.

Migração do Hyper-V para o Virtual PC / Virtual Server

Isto não é tão facil. Com a HAL diferente manter o . VHD do Hyper-V a partir do incialização no Virtual Server ou Virtual PC. Você tem que substituir o HAL, mas desde que você não pode realmente iniciar a máquina virtual. Você tem que primeiro substituir a HAL. Você vai precisar de uma VM Virtual PC ou Virtual Server com o mesmo sistema operacional.  Usando a técnica que eu descrevi no meu artigo anterior, você vai copiar a HAL do VHD para a máquina virtual para o VHD que você copiou do Hyper-V.

1. Delete qualquer Snapshots. Você tem que reduzir a máquina virtual para um VHD único. No Hyper-V, desinstale o Integration Services, se eles estiverem instalados.

2. Copie o .VHD para o local onde você tem o Virtual PC ou Virtual Server instalado.

3. Crie uma máquina virtual no Hyper-V usando um VHD existente, o copiado do VPC ou Virtual Server.

4. Inicie a VM recém-criada e faça o login nessa VM.

5. Quando solicitar para instalar novos hardwares, clique em cancelar em todas as solicitações.

6. Para o Windows Vista e o Windows Server 2008 (isso não se aplica ao Windows Server 2008 R2) vá para o Iniciar, Executar e digite MSconfig. Clique na guia boot, e em seguida, no botão opções avançadas. Clique na caixa de seleção Detectar HAL. Clique em OK e OK para confirmar as alterações. Vai lhe perguntar se deseja reiniciar, mas não faça isso, vá para a proxima etapa.

7. Se o seu sistema operacional é suportado pelo Virtual Machine Additions, você deve instar.

8. Reinicie a VM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s