Segurança da Informação: Scanner Retina Community

Uma das ferramentas mais requisitadas e usadas por hackers e crackers em testes de invasão e invasões são os scanners, com eles é possível fazer uma varredura parcial ou completa de um ou mais computadores conectados a rede, e obter diversas informações de possíveis vulnerabilidades como: portas abertas indevidamente, programas e/ou sistema operacional desatualizados, serviços rodando indevidamente, dentre outras falhas.

Hoje em dia existem diversos scanners, alguns são bem simples e apenas informam quais portas estão abertas em um determinado computador, já outros são robustos e informam até problemas de configurações e falta de patches em programas e/ou no sistema operacional do computador.

As vantagens dos scanners mais simples estão relacionadas a velocidade e praticidade, isso é muito útil em casos de testes de invasão superficiais ou básicos. Já as vantagens dos scanners mais completos, estão relacionadas a diversidade de informações que eles retornam e a diversidade de testes, que eles podem fazer junto ao scanneamento básico, a verdade é que cada scanner serve para um determinado momento.

O Retina Community é um scanner de vulnerabilidades gratuito para até 32 IPs, com diversos recursos e bem rápido, ele é ótimo para hackers e crackers ou até mesmo para empresas e organizações que não podem investir muito com segurança e TI.

No caso de um hacker ou cracker, o mesmo pode utilizar o Retina para obter diversas informações do computador alvo, para que possa a partir dai traçar o plano de invasão. Já no caso de empresas e organizações, o administrador da rede ou responsável pela segurança dos computadores, pode simplesmente escanear os computadores da rede e obter um relatório completo das vulnerabilidades, dessa forma, ele pode fazer a segurança dos computadores e da rede ou contratar um hacker para tentar penetrar a falha, e ver até onde ela vai e o quanto ela pode prejudicar a empresa, se já não prejudicou, além disso é claro, corrigir os erros e reforçar a segurança.

Dentre as funcionalidades do Retina Community estão:

– Avaliação das vulnerabilidades em sistemas operacionais, aplicações, dispositivos e ambientes virtuais

– Identificação de vulnerabilidades 0-day (zero-day)

– SCAP configuração de digitalização

– Atualizações de vulnerabilidades integrado e alerta

– Relatórios de vulnerabilidades detalhados a nível executivo

– Suporte on-line e recursos da equipe de pesquisa da eEye

O Retina Community é um scanner para a familia Windows (7/ Vista/ 2008/ XP/ 2000), ele pode ser baixado gratuitamente através do site oficial dos desenvolvedores.

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s