Source do Stuxnet esta disponível na Internet

No ano passado um dos vírus que mais chamou a atenção de profissionais de segurança e até mesmo de vários governos foi o Stuxnet, um vírus extremamente sofisticado, desenvolvido para a Ciberguerra, que atacou as usinas nucleares do Irã. Foi com a descoberta desse malware, que o tema Ciberguerra ganhou mais ênfase nas mídias e nos governos de vários países.

O Stuxnet é um malware projetado para alterar a programação dos PLCs (Programmable Logic Controllers) que são dispositivos computadorizados, que automatizam tarefas industriais como taxa de fluxo regular para manter a pressão e controles de temperatura.

Ainda no ano passado, nós postamos aqui no Mundo Dos Hackers, uma notícia falando sobre uma possível negociação que estava havendo em fóruns hacker, para a aquisição da source (código fonte) do Stuxnet, mais tarde houve vários boatos em que os Estados Unidos e Israel seriam possivelmente os criadores do stuxnet, o que acabou deixando um clima de desconfiança entre os governos do Irã, Israel e EUA.

Um ano depois, quando tudo parecia mais calmo e esquecido, surge uma surpresa para muitas pessoas ou pelo menos para mim, o código fonte do stuxnet esta disponível gratuitamente e publicamente na Internet para fins educacionais, ou seja, qualquer pessoa pode baixa-lo e estuda-lo da forma que quiser.

A source disponível é compilada usando o decompiler Hex-Rays e pode ser baixada através do MultiUpload.

Se você é profissional de segurança e programador C, você poderá aprender muitas coisas com o código fonte do stuxnet, por isso não deixe de estuda-lo. Se você é apenas um curioso, você pode baixa-lo, mas será preciso ter conhecimento em linguagem C para entender o malware.

Um vírus extremamente sofisticado e desconcertantemente perigoso disponível na Internet, o que você acha disso?

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s