Interoperabilidade: Programando em .Net , no Linux

O .Net framework é incontextavelmente uma excelente framework pra se trabalhar, não estou dizendo que as outras são ruim , existem outras otimas opções como por exemplo o Ruby On Rails

minha intenção não é fazer nenhum tipo de comparação do .Net com outras frameworks , uma coisa que torna tbm o .Net excelente é todo o case de desenvolvimento que está relacionado , não é só um monte de dlls , tem o Visual Studio , tem o compilador tem um server pra testar suas aplicações Asp.Net , isso tudo integrado ! Bom .. então programar em .Net é legal ….Masssss , como todos sabem .Net é da Microsoft juntamente com o Visual Studio então tem toda aquela velha história de ser código fechado e tambem ter uma licensa cara (siim é cara pra caramba a licesa do Visual Studio) e por fim não é multiplataforma , eu não consigo rodar o Visual Studio no Linux nem no Mac somente pra windows ! Bom mas isso a gente já ta acostumado a Microsoft nunca s preocupou em fazer softwares multiplataforma msm .. =\

Na verdade a ideia do .Net é a interoperabiliade , uma coisa bem parecida com Java que roda em cima de uma virtual machine e tal ..E por isso Java é multiplataforma então é só vc ter o virtal machine do Java instalado que o msm compilado roda em qualquer lugar , já o .Net segue a mesma logica ,roda em cima de uma virtual machine então teoricamente é só vc ter a virtual machine instalada em qualquer SO e vc poderá rodar qualquer compialdo .Net , masssss a realidade não é bem assim , vc não consegue instalar o .Net framework no Linux nem no Mac nem em lugar nenhum que não seja o Windows ! Por isso eu não considero aplicações .Net multiplataforma.

Pra resolver esse problema, surge um projeto Open-source patrocinado pela Novel chamado mono-project (http://www.mono-project.com), o mono é uma plataforma de desenvolvimento baseada na Framework .Net , então com o mono vc pode sim criar realmente aplicações .Net multiplataformae com o mono vc tem a liberdade de programar em ambiente linux, windows , mac o que vc quiser.

Meu “hello world” com mono foi criar uma aplicação Asp.Net que acessa uma banco de dados MySql com ação de Select e Update, isso rodando o mono no Ubuntu 8.10 !

Impressões :

Ambiente de desenvolvimento -> é otimo é bem parecido com visual studio não tem todos aqueles recursos do visual studio mas tem todos os que comumente usamos

Editor C# -> é bom ! É muito parecido com o editor do visual studio 2005 , tem intelisense ele coloca em destaque erros de sintaxe , colori palavras chaves o unico ponto que eu acho que deixa a desejar é o intelisense eu disse que tem mas não é tão bom quanto o do visual studio 2008 .

Editor Html -> é ruim ! programar com Gedit ou até msm com o VIM é bem melhor do que esse editor de html do mono, o editor html do mono só ganha do notepad do Windows !

Compilador -> é bom ! Compila direitinho , destaca os erros , destaca warnings , faz oque tem que fazer.

Resultado final -> Funciona ! E assim que achei que ia dar algum pau por causa que no meu projetinho eu acesso um MySql mas não , foi que foi , funcionou todas aquelas coisas de IdataReader , ExeculteNonQuery e tals.. Alguns prints da tela :

Default.cs , que lista os elementos do banco
Calsse de Repositorio , que acessa o MySql ..
Projeto Rodando no Browser…

É isso ae ! .Net + OpenSource = Multiplataforma.

Fonte: KassianBoy

Anúncios

2 comentários sobre “Interoperabilidade: Programando em .Net , no Linux

  1. João Rigoroso agosto 15, 2013 / 9:41 pm

    Vc escreve muito mau, usa um português mais formal e menos gíria, usar muitos nomes em inglês mostra que você não manja muito do que diz, pois nem sabe o significado das palavras que usa e deixa elas do jeito que ouve/lê (“server pra testar”, “virtual machine”)

    • Diego Piffaretti agosto 16, 2013 / 1:34 am

      Se vc acha isso,mesmo sem me conhecer, quem me conhece sabe… Ai em Barueri, que é a sua cidade, deve ter bastante blog interessante pra vc visitar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s