Como posso enviar minhas reclamações e/ou sugestões para os produtos da Microsoft?

Texto escrito pleo meu colega de Microsoft, Fabio Hara

Se você está lendo este artigo provavelmente tenha já se perguntado como é possível enviar aquela reclamação de um produto, ou até mesmo enviar uma sugestão para que determinado produto faça o que você acredita que seja o mais correto. Na verdade este processo existe sim, e é possível interagir com a Microsoft. A Microsoft possui uma estrutura para poder atender estes tipos de interação entre times de desenvolvimento de produto e o mercado. Antes de mais nada é importante enteder alguns pontos fundamentais. Vamos lá.

A Microsoft é uma empresa global, com mais de 80.000 funcionários espalhados pelo mundo. Boa parte dos times de desenvolvimento ficam nos Estados Unidos, porém algumas equipes de desenvolvimento estão localizadas em alguns países , normalmente devido a localização de produtos, etc. Os produtos são desenvolvidos de acordo com uma estratégia de longo prazo, e existem equipes preparadas para suporte , implantação, etc. Com equipes enormes de desenvolvimento e prazos rigorosos não é tão simples assim simplesmente passar uma sugestão de produto e esperar que sua requisição será atendida instantaneamente. Além disso existem canais próprios (que é justamente o que mostrarei agora neste artigo) que voce deve utilizar para sugerir uma funcionalidade em um produto ou simplesment reclamar de um problema. Ultimanente com as redes sociais é facil para as pessoas reclamarem , porém voce pode ser mais eficiente direcionando sua questão para o canal certo.

Sugestão de novos recursos/funcionalidades em produtos

Muitos produtos da Microsoft permitem que o publico possa interagir com o time de produto de forma organizada e de facil acompanhamento. O principal canal que voce pode testar um produto, submeter seu problema/duvida ou questionamento é através do Microsoft Connect (http://connect.microsoft.com/). Através dele voce pode participar de vários programas de testes e acompanhar suas respostas. Para participar é bem simples: basta acessar com seu login do Live e selecionar quais programas de testes voce deseja participar. Obviamente nem todos produtos participam deste programa. O motivo é que possuem um cronograma bem delimitado e / ou que estão em uma fase de desenvolvimento prévio e não está aberto ao publico.  Um ponto interessante do Connect é que se voce reportar algum erro no programa de teste que está participando (e se for realmente um erro ou alguma funcionalidade que será importante então há um acompanhamento por e-mail.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s