Nem sempre temos de usar o modo gráfico (mouse, interface gráfica etc.) no Windows para conseguir consertar certos erros e arquivos corrompidos do sistema. Bem como no Linux, o Windows precisa, em alguns casos, do prompt de comando para conseguirmos fazer o que queremos. Um exemplo disso, é que, para conseguir recuperar ou restaurar o boot do Windows, precisamos usar linhas de comando (o prompt). Com simples comandos, conseguimos concertar uma grande falha no sistema, até mesmo conseguir restaura-lo ou concerta-lo. Vamos aprender neste tutorial como restaurar e/ou concertar o boot do sistema, reparando a MBR e o próprio boot.
Primeiramente, em que casos você deve fazer isso?
Bem, são os casos em que você deve fazer isso na hora em que se sistema:
- Não iniciar;
- Erro após o POST;
- Erros com relação ao boot ou Master Boot Record (MBR);
- Erros com relação ao gerenciador de boot do Linux (GRUB) ou do próprio Windows.
No caso do GRUB, ao remover ou formatar alguma distribuição Linux instalada em outra partição do mesmo HD, acontece um erro com relação ao mesmo, o GRUB. Poderá aparecer na tela o seguinte texto: “GRUB is missing” ou “GRUB error”. Se aparecer isso, o Windows 7 não irá mais se iniciar à não ser que repare o boot/MBR.
Indo ao ponto
Para reparar o boot, obviamente você precisará do CD de instalação do Windows 7. Dê boot nele, espere carregar e na tela inicial, vá em Reparar o computador.
Ao aparecer um menu com duas opções, selecione a primeira ( Use as ferramentas de recuperação…) e Avance. Agora, basta abrir o Prompt de Comando.
Quando a janela do prompt abrir, basta digitar os seguintes comandos:
- bootrec /fixmbr
- bootrec /fixboot
Basta reiniciar a máquina e ver o resultado. O Windows 7 iniciará normalmente após estes procedimentos.
Fonte:Infomaniaco