Criando hash de arquivos

Texto escrito pelo meu amigo Fabiano Barreira

O HashMe é um utilitário para gerar resultados hash de arquivos. Para quem não sabe o que é hash, entendam como uma assinatura única que cada arquivo possui, essa assinatura pode variar de acordo com o algoritmo de hash utilizado. Teoricamente, esse hash tem que ser único para cada arquivo e qualquer alteração no mesmo, como a inserção de uma vírgula no texto por exemplo, muda completamente o resultado final. Esse é um resumo bem básico do conceito, sugiro pesquisas mais a fundo para conhecerem melhor sobre o assunto. Há muito material disponível.

Você checar o hash de um arquivo antes de enviar para alguém e checar novamente assim que o mesmo for entregue, garante que nenhuma alteração foi feita caso o resultado do hash se mantenha igual. Ou seja, o arquivo não sofreu nenhuma alteração ou adulteração no caminho até o seu destino.

Abaixo segue a tela de ajuda do Hash Me:

Exemplo:

1) hashme.exe meutexto.txt -md5
Irá gerar o hash MD5 do arquivo meutexto.txt

2) hashme.exe meutexto.txt -c
Irá criar no diretório corrente o arquivo meutexto.txt.hashme, esse arquivo contém a assinatura SHA256 do arquivo meutexto.txt
Caso o comando seja digitado novamente, ao invés de criar um novo arquivo .hashme ele irá identificar o já existente no diretório corrente e irá checar se o arquivo meutexto.txt foi adulterado ou não.

O Hash Me é gratuito e pode ser obtido no link http://sourceforge.net/projects/hashme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s