Segurança online no Super Pop

No dia 12 de dezembro, o programa Superpop (sim, aquele da Luciana Gimenez na Rede TV!) teve uma reportagem especial sobre segurança online (ou, como eles chamaram, “segurança virtual”).

O programa contou com a participação “dos melhores especialistas em segurança virtual” (segundo a Luciana Gimenez), que explicaram quais são as principais ameaças e ofereceram algumas dicas para que as pessoas evitem estes golpes e protejam seus dados na Internet. Também foi discutida anova legislação contra crimes cibernéticos aprovada no Brasil.

Entre eles estavam o Marcelo Caiado, perito, o Dr. Coriolano Camargo (OAB/SP) e alguns outros especialistas (que eu, particularmente, ainda não tinha ouvido falar, como oAnderson Tamborim, o Deivid Sanches, o Edwar Folli, da Poli/USP).

O programa abordou vários tipos de crimes cibernéticos, incluindo roubo de dados de cartões através de chupa-cabras. Também discutiu a privacidade, não só a privacidade online, mas também as questão das imagens captadas por câmeras de segurança.

O interessante no programa é que a Luciana Gimenez e seus convidados fazem perguntas e questionamentos bem simples e objetivos, típicos dos usuários comuns. Por isto, o programa acaba sendo bem interessante e educativo para o público em geral, embora alguns profissionais que atuam na área possam achar ele massante ou simplista. Mesmo para quem trabalha na área, eu recomendo o trecho do programa sobre fraude em cartões e chupa-cabras, pois mostrou alguns equipamentos bem sofisticados.

A maioria dos vídeos tem cerca de 14 minutos cada um.

primeira parte do programa foi focado na questão da privacidade:

VIDEO 01

segunda parte, sobre tipos de ataques e invasões, teve um “especialista de segurança” entrevistado por eles mostrando como um “hacker” consegue invadir, roubar dados e controlar um computador (hum, o cara não soube nem explicar a diferença entre hacker e cracker…).

VIDEO 02

Na terceira parte, a discussão foi em torno dos “Chupa-cabras”, que são os dispositivos utilizados por criminosos para clonar cartões e roubar senhas bancárias. Esta reportagem mostra, inclusive, um vídeo de segurança de uma agência bancária aonde mostra três criminosos instalando um dispositivo chupa-cabra, que simula a frente inteira de um caixa eletrônico, em menos de um minuto.

VIDEO 03

Na quarta parte do programa, foi entrevistado um perito criminal para mostrar em como é feito a recuperação de dados para rastreamento de ciber crimes. E falou um tempo sobre paparazzis (só não me pergunte o que isso tem a ver com o tema do programa…).

VIDEO 04

Em seguida, discutiu-se como é possível roubar dados dos internautas, com a participação de uma pessoa não identificada que mostrou como é fácil fazer isso, roubando a senha de um e-mail da produção e acessando o computador remotamente. O engraçado foi quando perguntaram “E se o computador tivesse desligado, ele também faria isso?” – mais uma amostra de como os usuários leigos ficam em dúvida e com medo quando o assunto é segurança.

VIDEO 05

VIDEO 06

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s