Hackers já haviam invadido empresa por sistema de ar-condicionado e máquina de salgadinhos, agora invadem por cardápio de restaurante

Incapazes de invadir a rede de computadores numa grande empresa de petróleo, hackers infectaram com um malware o cardápio online de um restaurante chinês muito utilizado pelos funcionários. Ao escolherem seu almoço, eles acidentalmente baixaram um código que deu aos agressores uma base na ampla rede computacional da empresa.

lição com o incidente ficou clara: empresas que procuram proteger seus sistemas contra hackers e espiões do governo precisam procurar vulnerabilidades nos locais mais improváveis.

 

Na recente invasão do cartão de pagamentos da Target, hackers ganharam acesso aos registros da loja através do sistema de ar condicionado. [O sistema da Target, segunda rede de varejo dos EUA, sofreu um ataque em dezembro do ano passado, com o qual os criminosos roubaram dados de cartões de crédito de 40 milhões de clientes.] Em outros casos, hackers usaram impressoras, termostatos e equipamentos de videoconferência.

Os invasores instalaram um malware na rede dos equipamentos POS (ponto de venda) que processam o pagamento via cartões de crédito e débito. Através do malware os dados dos cartões foram copiados e transferidos para servidores em outros países, incluindo o Brasil. O ataque ocorreu justamente antes do feriado de Thanksgiving e da famosa Black Friday quando milhões de pessoas correm aos estabelecimentos para se aproveitar das ofertas. O acesso à rede se deu via um provedor externo de manutenção de ar condicionado, supostamente com acesso a fim de monitorar a temperatura e funcionamento dos equipamentos de refrigeração. Os criminosos roubaram a senha da empresa, obtiveram livre acesso à rede da Target e implantaram um malware nos equipamentos de ponto de venda. Tiveram tempo suficiente para testar primeiro em alguns antes de instalar em todos os POS. Com certeza não esperavam da vítima nenhum tipo de monitoração. Como de praxe o problema foi detectado bem depois.

 

“A beleza é que ninguém presta atenção nesses dispositivos”, declara George Kurtz, presidente da Crowdstrike, outra firma de segurança. “Então é bastante fácil para o intruso se esconder”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s