Truecrypt, é o fim? Veja Alternativas

Parece que o bom Truecrypt está com os dias contados.

O TrueCrypt é um programa gratuito e muito conhecido que permite criptografar arquivos, pastas e partições. Ele está disponível para os internautas desde 2004, mas infelizmente o seu desenvolvimento chegou ao fim.

Fim do TrueCrypt por ser inseguro

 

Os responsáveis pelo TrueCrypt informam que o desenvolvimento do TruCrypt foi finalizado em maio de 2014 depois que a Microsoft finalizou o suporte ao Windows XP, e a aplicação pode ser considerada insegura e ter falhas de segurança que não foram corrigidas.

O site sugere o uso do BitLocker do Windows.

Com o fim do Windows XP, os usuários que migrarem para qualquer sistema operacional da Microsoft posterior a ele (Windows Vista, Windows 7 ou Windows 8.x) tem a opção do uso do BitLocker, que já vem embutido no Windows, tornando o TrueCrypt desnecessário.

A página oficial do TrueCrypt também mostra um passo-a-passo de como utilizar o BitLocker e discos virtuais .VHD

Para completar o mistério, os desenvolvedores do TrueCrypt são desconhecidos e não publicaram nenhuma informação adicional. O programa passou recentemente por uma auditoria de código para garantir que a aplicação é segura, não continha falhas nem backdoor (falha de segurança proposital que permite acesso externo), e a empresa que fez a auditoria publicou que nada foi encontrado ali.

Será que o fim do TrueCrypt é verdadeiro?

Parece que sim, e caso realmente seja, vamos as alternativas:

 

Windows encryption tools

bitlockericonhero

A alternativa mais óbvia para os usuários do Windows é o BitLocker. O programa de criptografia está incluído no Windows 8 e 8.1 Pro , o que significa que qualquer um que mudou para o Windows 8 durante os $ 40 de upgrade tem o BitLocker em seu PC. BitLocker também está disponível no Windows Vista e 7 PCs rodando as edições Ultimate ou Enterprise .

Se você não tem o Bitlocker , outra opção é o Symantec Drive Encryption. Embora este programa tamém seja de código fechado como o BitLocker, ele implementa PGP, um método de criptografia conhecido .

Se você precisar de mais garantias , especialista em segurança Bruce Schneier disse recentemente ao The Register que a ferramenta da Symantec é o que ele vai usar pós- TrueCrypt . Isso é bom o suficiente para mim . SDE custa $110 para uma licença de usuário único.

 

Mac encryption options

 

SX também tem sua própria ferramenta de criptografia embutida chamado FileVault 2 para usuários do Mac OS X 10.7 (Lion) ou posterior. A solução da Apple é outro programa de código fechado, mas nós sabemos que ele usa os Macs XTS-AES 128 bits de criptografia e da Agência de Segurança Nacional recomenda usá-lo para seus próprios funcionários. Então, a menos que você realmente gosta de teorias da conspiração, FileVault é provavelmente uma boa escolha.

 

Linux encryption options

Para usuários Linux, a melhor opção é usar uma distribuição com um Linux Unified Key Setup (LUKS) implementado. O Ubuntu usa LUKS, e as várias distribuições baseadas no Ubuntu  têm plenas opções de criptografia de disco disponíveis durante a instalação. Veja como começar a trabalhar com criptografia de disco completo do Ubuntu, cortesia de documentação de ajuda da comunidade Ubuntu.

É um dia triste se TrueCrypt tem realmente desapareceu, mas, pelo menos, há uma série de alternativas abertas para os usuários que precisam ou querem continuar a criptografia de suas coisas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s