Texto do famate, do http://segurancaimporta.blogspot.com.br/
Somente quem ja passou por isso sabe como é.
De um momento para o outro seus dados sumiram.
Recuperação de arquivos em Linux ( ext2, ext3, ext4, etc ) sempre foi tarefa dificil.
Passei por um situação onde, durante uma migração de servidores, um amigo meu inverteu os parametros de origem e destino e …. copiou o HD limpo para o HD com os dados.
O processo foi parado alguns segundos após o início, porem o desastre já tinha ocorrido.
Levei para a empresa o kit basico com HD limpo, bloqueador de escritas e o bom BackTrack.
Pensavamos como fazer a recuperação. Necessitavamos de uns 80 GB de dados. Tinhamos alguns arquivos antigos para verificar a estrutura, porem alguns arquivos eram grandes, com mais de 2 GB de tamanho e acabando com varios zeros, o que dificultava o uso de ferramentas de carvin, como o foremost e o scalpel.
Após alguns buscas apareceu o software que parecia ser a solução . Extundelete ( http://sourceforge.net/projects/extundelete/ )
Efetuamos um teste e o Extundelete foi capaz de recuperar diretórios completos e nomes de arquivos.
Colocamos ele para fazer a recuperação e o mesmo recuperou 90% do que necessitavamos.
O programa é leve e faz o que se propõe. (A ferramenta é MAGICA, e funciona !!!!)
Alguns arquivos muito grandes, por algum motivo desconhecido, não foram recuperados corretamente.
Durante a recuperação, o arquivo apagado aparecia, crescendo de tamanho (sendo recuperado), porem quando a recuperação acabava o mesmo estava com 10% do tamanho original esperado. ( não se pode ganhar todas)
Teve tambem alguns arquivos que não foram recuperados.
Gostariamos de agradecer o desenvolvedor, mas sentimos falta de uma coisa … um link para fazer uma doação .
Se voce trabalha com Linux/ Unix e para voce Segurança Importa, tenha a mão Extundelete.