EkoParty 2014 – Como foi o evento

O primeiro dia do evento foi meio bagunçado, as coisas não começaram no horário, alias, começaram bem atrasadas. Estava chovendo bastante, o que atrapalhou um pouco também.

Após um atraso de 1 hora e meia, as palestras começaram. Na hora do almoço, outra confusão: Com a chuva e o frio o local para almoço era aberto, e tinha poquissimas mesas e cadeiras na parte coberta, ou seja, todos se molhando em uma fila razoavel para comer hambuergers.

O segundo dia de evento foi totalmente diferente, a organização deu show. Somente nas últimas palestras ouve um contra tempo, onde o PPT do apresentador não queria passar no telão. Foi necessário um camera man filmar a tela do computador do palestrante, isso gerou atrasos, inclusive foi anunciado um beer break, que teoricamente deveria ser servido cervejas grátis, porém não vi o mesmo ocorrendo, e chuvas de twetts com beer brake fail rolaram no twitter.

O terceiro dia de evento também estava tudo bem organizado, com a tradução simultanea funcionando para as palestras americanas.

Sobre as palestras, destaco as palestras dos brasileiros da Trustwave, que mandaram muito bem. A palestra do Jammer wifi, também de um brasileiro, foi sensacional também.

Dos gringos, gostei muito da palestra do hacking de carro, de engenharia social, do indiano que hackiou sinal de TV a cabo e do cara da Intel de ataque a Bios.

Eu não gostei dos brasileiros lá presentes terem palestrado em português? WTF? ou finge um espanhol ou tenta um inglês. Nesse quisito, dou mais um ponto ao pessoal da Trustwave, que mandaram bem tentando falar em espanhol ou inglês.

No quesito estandes e patrocinadores achei que ficou a desejar. Empresas de peso como Microsoft ou Symantec não estavam presentes com barracas. A maior que talvez eu tenha visto seja a ESET. Tiveram alguns brindes bacanas na conferência. De atividades tinha um boneco para dar soco e medir , eu me ferrei, acho que não bom com soco, fiquei com menos da metade da pontuação do meu colega de trabalho que pesa metade de mim, e tem os braço mais fino que tudo.

Tinha uma oficina de fazer antena omni, bem bacana e algumas outras com desafios. Tinha um de wifi que fiquei curioso, mas estava sem laptop de pentest, e não pude brincar. Acabei brincando no estande da ESET , onde haviam 5 desafios de analise de malware. Não é o meu forte, e junto com pessoal do meu trabalho conseguimos resolver quase todos os desafios. Ganhei uma camiseta, apesar de ter colaborado pouco rsrsrsrs.

No último dia foram feitas entregas de prêmios. Os ganhadores:

Na categoria de melhor  palestrante da Ekoparty nas dez edições, o vencedor acabou por ser Barnaby Jack para sua palestra “Jackpotting Automated Teller Machines”.
Na categoria de melhor “invasão global da Internet”, o vencedor foi Juliano Rizzo e Thai Duong e sua investigação e desenvolvimento de BEAST CRIME. Julian disse que estava grato a todas as pessoas que vieram para acompanhar em muitas edições.
Por fim, o Lifetime Achievement Award foi para Gary Richarte, uma das pessoas mais reconhecidas no quarto que também ganhou o Emblema de Ouro para a vida inteira entrar gratis na Ekoparty.

Houve também um CTF,e  o pessoal da NullLifeTeam levou a melhor:

Link permanente da imagem incorporada

No geral, achei que tiveram boas palestras, mas poderiam ter sido melhor, senti falta de terem sido apresentadas mais ferramentas também. Muita coisa não era novidade, e já havia sido apresentado na Defcon, inclusive em anos anteriores.

No geral um evento bacana, legal para fazer networking e para aproveitar palestras estrategicas.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s