Whatsapp agora permite duplo fator de autenticação

O WhatsApp introduziu um novo recurso de segurança que corrige uma brecha na popular plataforma de mensagens, que, se explorada, pode permitir que um invasor entre na conta da vítima apenas sabendo o número de telefone da vítima e algumas habilidades de hacking.
O ataque não explora qualquer vulnerabilidade no WhatsApp; Em vez disso, depende da maneira como o mecanismo de configuração da conta funciona.
O WhatsApp permite que os usuários se inscrevam no aplicativo usando seu número de telefone; portanto, se um invasor quiser seqüestrar sua conta do WhatsApp, eles precisarão de um OTP (one time password) para enviar para seu número de telefone.

O atacante pode pegar este OTP desviando o SMS contendo a senha para seu próprio computador ou telefone, usando um aplicativo mal-intencionado ou vulnerabilidade SS7  e, em seguida, faça o login na conta WhatsApp da vítima. O ataque também funciona se o telefone estiver bloqueado.
Em agosto, hackers patrocinados pelo governo iraniano teriam sequestrado dezenas de contas do Telegram pertencentes a ativistas e jornalistas, explorando uma brecha semelhante.
Tal ataque também poderia ser utilizado contra qualquer aplicação de mensagens, incluindo Whatsapp e Viber, cujo registo baseia-se no mecanismo de verificação baseado em SMS.

Portanto, para corrigir esse problema, o WhatsApp agora introduziu o recurso de senha de verificação em duas etapas (2AF) para sua versão beta para Android, o que ajudará a bloquear o mecanismo de configuração do WhatsApp.
Em outras palavras, para reconfigurar a conta do WhatsApp com a confirmação em duas etapas habilitada, é preciso exigir não apenas o OTP, mas também uma senha de 6 dígitos definida pelo usuário.

whatsapp-enable-two-factor

COMO HABILITAR:

Para habilitar, você precisa primeiramente ser um Beta tester do Whatsapp, para ser um beta tester vou dar uma explicação resumida: basta abrir o Google Play, ir no Whasttapp, rolar a página até me baixo, e vai ter um botão ACEITAR. Depois de ser beta tester, basta seguir os passos:

  1. Vá até WhatsApp Settings → Account → Two-step verification.
  2. Click enable, insira uma senha de 6 digitos e confirme.
  3. Na p´roxima tela, entre seu email ID (opcional) para habilitar a recuperação de chave por email. (Recomenda-se usar o e-mail como backup para que você não seja bloqueado da sua conta se você esquecer sua senha.)
  4. Clique em “Done, “e prontinho!.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s