CISSP – Como eu passei

cissp-logo-stacked

Fui aprovado no CISSP exatamente na data em que escrevo esta publicação em meu Blog.

Primeiramente quero agradecera DEUS que eu fiz muita reza para ele coitado, até no meio da prova! E a minha esposa que mesmo grávida, foi paciente comigo e me apoiou.

Fontes de estudos que utilizei

Videos:

Cybrary – videos gratuitos (sim, totalmente gratuito) – https://www.cybrary.it/course/cissp/

Videos da Skillset no youtube – grátis – https://www.youtube.com/channel/UC_SAXriJ73uF2l8d55G6mEA

Alguns videos do cbt nuggets – Não gostei, a voz do instrutor é irritante!

Alguns videos sobre temas e duvidas pontuais que ia procurando no youtube

Livros

Sybrex – 7 edição

Syngress 11 hour segunda edição

Bootcamp

Fiz um bootcamp pago pela empresa, foram 6 sabados, com o Jaime Ortis e Lugo, de SP. Foi um resumo do CBK com dicas da prova

Minhas considerações sobre material de estudo

O bootcamp do Jaime foi ótimo, excelente instrutor e recomendo para empresas ou ate mesmo particular a quem busca um instrutor. Eu sou bem auto didata, Jaime fez um excelente trabalho, fiz o bootcamp pois foi um investimento da empresa, mas caso não tenham o mesmo investimento e estejam querendo fazer a prova, ler o CBK com calma é o meu conselho. Eu como bom auto didata teria feito a prova mesmo sem o bootcamp, mas para quem não tem muito tempo ou quer ganhar tempo, recomendo fortemente.

Os videos da cybrary, esse foi o MELHOR material de todos! Recomendo fortemente. Assisti a TODOS os videos, fazendo anotações. o inglês da instrutora é Excelente, de fácil entendimento. Ela faz um resumo dos principais assuntos e da dicas da prova.

A Kelly Handerhan se eu pudesse encontrar com ela pessoalmente eu pagava um jantar! Não da nem para acreditar que é de graça! Foi uma das minhas principais fontes de estudos. Ficava entre 1 hora e 1 hora  e meia a mais no trabalho assistindo os videos. Em casa não tenho concentração. Vou explicar sobre tempo de estudo mais para frente.
Se fosse para aconselhar somente 1 livro, eu diria, esqueça o CBK! É muito grande, leitura pesada. Para mim o Sybex é o melhor livro para essa prova, que apesar de também ser grande, mas tem vários simulados e a leitura é muito agradável. Não li o livro inteiro, somente os pontos que tinha mais duvida, utilizei mais os simulados do livro.
Dicas extras:
Simulados gratis:
Não paguei por nenhum simulado, vejo muita gente pagando o CCECURE, não quis fazer esse investimento e utilizei tudo de graça e os livros que eu tinha. Os melhores simulados são os do livro do SYBAX, esses são os mais próximos da prova. Depois recomendo os do mhprofessional, que na verdade achei algumas perguntas bem difíceis e muitas vezes bem técnicas, como por exemplo quantos metros tem que ter uma cerca, ou em caso de neblina qual tipo de lampada deve ser usada (lampada de sódio por exemplo). Percebi que tinha muita questão ali que me deixou preocupado, mas depois percebi que muito dessas coisas não caem na prova.

Estrategia de estudo:

Bootcamp – 6 sabados – De Julho a Agosto

Videos Cybrary – de 1 a 1:30 por dia, de segunda a sexta, após expediente no trabalho (Acho que levei 1 mês e meio para ver todos os videos nesse esquema – Devo ter terminado no final de Setembro).Fiz muitas anotações. Foi disparado o melhor material que tive!

Até o Outubro não tinha feito nenhum simulado, e recomendo que façam assim, façam toda a teoria , leiam bastante, façam anotações, quando tiverem terminarem os materiais, vá para os simulados. Comecei com os Simulados do mhprofessional – Os simulados são separados por dominios. Fiz o primeiro e fiz um score horrível, acho que 55%. Nesse momento entrei em desespero, achei que tudo que investi em estudo estava indo por água abaixo e que precisava melhorar muito! Fiz outro e a nota foi tão ruim quanto

Ai decidi ver os Videos do Skillset – 1 hora e meia por dia, depois do expediente. Do meio de Outubro para frente, passei a usar TODOS os finais de semana e feriados para estudar também pois somente durante a semana não ia ser o suficiente,usava o dia inteiro nesses finais de semana e feriados! Não tive muita vida social. Algumas cervejinhas com amigos para descontrair na sexta a noite. Terminei bem rápido os videos da Skillset.Fiz mais anotações. Foi ai que peguei o livro do Sybax! Não façam como eu, recomendo que leia ele depois dos videos do Cybrary! Li o livro somente os pontos que era mais fraco. Chegou Novembro, e faltavam 25 dias para a minha prova! Desespero ia batendo!

Comecei os simulados do Sybax e no simulado geral, fiz 75%, deu um animo! Comecei a fazer os simulados por domínio e alguns fui horrível, outros mandei super bem! Mas aprendi bastante com os erros! Mas estava ainda preocupado, pois teve um dominio que eu cheguei a fazer 40% só. O de leis e regulamentos! Investi em estudar os pontos que não tinha segurança reelendo minhas anotações, procurando no sybax e vendo videos no Youtube.

Faltando 15 dias, peguei o mhprofessional e fiz vários simulados. Ainda assim fui ruim em alguns mas eram perguntas que eu sabia que não cairiam na prova, como comentei anteriormente.

Recomendo fortemente que leiam os relatos de quem passou no CISSP , deixei o link acima na parte do leia relatos.

A PROVA:

Tive de ir para SP fazer a prova! Infelizmente por algum motivo, a prova não está sendo mais aplicada no RJ.

Fiquei muito, muito nervoso no dia da prova, tive até dor de barriga rsrsrsrs  😛

Sinceramente, não sei por que eu estava tão nervoso com essa prova. Mas enfim, cheguei no local de prova com 30 minutos de antecedência.

Não pode entrar na prova com nada, nem garrafa de água. Fica tudo em um armário. No local tinha um fone daqueles enormes com abafador de som, achei bacana, silencio total.

Também me foi dado uma caneta e um papel para anotações e no computador tinha calculadora. Escolhi a prova em português, pois assim a prova vem em inglês e português. Recomendo mesmo que você seja fluente em inglês, vai que na duvida a prova em português te ajuda, e a qualquer momento você pode ler a questão em inglês. Eu confesso que usei muito mais o inglês, mas em algumas perguntas a tradução ajudou!

A prova tem 250 questões e deve ser feita em até 6 horas de prova! Não sei se sou eu que leio demais, mas eu usei 5 horas e meia de prova. Marquei somente 8 questões para revisão. Mudei a resposta de 2.  Minha dica: Não fique revisando muito as questões, a chance de você voltar e mudar a resposta para a errada é grande, confie no seu primeiro feeling, ao menos que você tenha muito certeza que a resposta estava errada.

Achei a prova complicadinha, pouquíssimas perguntas eram parecidas (parecidas, e não iguais, não tem pergunta igual aos simulados!) com os simulados.  Por tanto não tente decorar os simulados, não vai funcionar!

Muita pergunta com todas as respostas certas, mas você tinha que escolher a mais certa.

Caiu muito BCP/DRP na minha prova. Mas não tome isso como uma verdade.

Não caiu quase nada de criptografia, achei até estranho.

Caiu umas perguntas que não tinha visto em nenhum lugar nos materiais de estudo.

Fiz uma pausa para ir ao banheiro quando cheguei na centésima pergunta. Joguei uma água no rosto, bebi uma água gelada. Quando cheguei na pergunta  150, tive um momento meio Dejavu, parei, olhei para cima e rezei, eu na quele momento estava desanimando, achei que não passaria, não estava 100% confiante nas respostas. Depois começaram a vir umas perguntas de ataques e teste de invasão, a área a qual eu tenho maior experiência. Nesse momento fiquei aliviado, consegui sentir que dava! Quando terminei a prova, meu sentimento era de que eu não tinha passado, já estava até me conformando. A menina da recepção imprimiu um papel, peguei o papel, nem li. Peguei minhas coisas no armário, desci no elevador, e quando olhei pro papel, para minha surpresa estava lá: Parabéns Diego Piffaretti!

Nem acreditei!

Pena que não sai a nota, somente se você não passar eles te dão a nota. PS: na prova cai algumas perguntas que não valem ponto! Mas você não sabem quais são! E pelo o que a Kelly Handerhan falou no seu ultimo video do cybrary, a prova tem perguntas com pesos diferentes, mas ninguém sabe como funciona.

Não pense como técnico ness aprova, não tente resolver problema! É uma prova para ser feito com olhar de gerente – Se tal coisa aconter, qual ação é melhor tomar. É muito nesse estilo. Esqueça o técnico.

Mantenha a perspectiva “certa”. CISSP não é sobre trivialidades, trata-se de perspectivas gerenciais na obtenção de custos e aplicações de negócios de TI. Então, enquanto estuda, não procure memorizar fatos ou processos, mas procure entender por que uma determinada tecnologia é melhor usada em certos cenários – seus prós e contras – e a força motriz por trás dos processos (ou seja, o que eles estão tentando alcançar). Se você mantiver essa perspectiva ao longo do processo de estudo, você estará simultaneamente praticando o aspecto de perspectiva gerencial do teste, que é, sem dúvida, o elemento mais crucial.

Enfim, essas são minhas dicas, e caso alguém queira trocar experiencia, precise de ajuda com a prova, pode me procurar.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s