Passo a passo de como combater Fake News

Combater Fake News: Passo a passo para identificar um site de notícias verdadeiras

Com o crescente uso da internet pelas pessoas, precisamos ficar atentos aos conteúdos que encontramos no mundo digital, principalmente sobre notícias. Além disso, é de suma importância estarmos atentos para combater Fake News.
Em anos de eleições, ou até mesmo quando alguma pessoa começa a ganhar notoriedade na sociedade, é comum vermos um número gigantesco de informações sobre elas serem compartilhadas.
No entanto, muitas dessas notícias acabam não tendo um viés positivo. Ou seja, não são verdadeiras.
Hoje, separamos algumas dicas para que você possa identificar se um site é seguro para você acompanhar suas notícias e informações.

Boa leitura!

O que são e como combater Fake News?


Antes de tudo, precisamos entender o que significa o termo Fake News. Por mais que seja um termo que ganhou muito mais relevância nos últimos cinco ou 10 anos, não se trata de uma novidade ou exclusividade dos meios digitais.
As Fake News existem desde que a humanidade começou a se comunicar. E, se formos traduzir essas duas palavras para o português, teremos como resultado “Notícias Falsas”.

Além disso, elas são informações, ou melhor, desinformações criadas para ludibriar o leitor, ou até mesmo produzir algum conteúdo para atingir a imagem de uma pessoa.
No entanto, o termo que abrange as ditas notícias falsas é mais amplo que somente a publicação de informações sem um cunho verdadeiro.
Muitas vezes, é comum vermos pessoas compartilhando notícias de três, quatro ou até mesmo cinco anos atrás como se fosse algo novo. Isso também é uma forma de enganar o leitor, pois algumas pessoas não se prendem a data de publicação e acabam achando que é algo novo. Um local propício para a propagação dessas notícias são as Redes Sociais. Basta um clique em um link enviado por WhatsApp, ou visto do Facebook e Twitter que elas já começam a se espalhar.
Precisamos ficar muito atentos a que tipo de informações estamos consumindo, evitar e combater Fake News é um dever de todos, e não somente dos jornalistas que trabalham com as notícias.

Como saber que um site é confiável?


Pois bem, se você acessou esse texto e chegou até aqui, sua principal curiosidade é saber como confiar em um site e saber que ele é seguro.
Por mais que exista na internet uma infinidade de materiais explicando sobre o termo das notícias falsas e também falando como proteger seu computador e smartphone em navegações, uma atualização é sempre boa.
Vamos a um breve passo a passo de como identificar, ou melhor, combater Fake News.

Passo 1: Verifique o domínio e extensão do site


Em algumas ocasiões, pessoas mal intencionadas acabam adquirindo um domínio parecido com o dos principais veículos de notícias. Isso é feito para enganar o seu eventual leitor.
Todavia, precisamos ficar bem atentos às URLs que acessamos. Basta uma letrinha fora do local para identificarmos um site sem compromisso com a verdade.
Um bom exemplo é o G1, se em algum momento você se deparar com um site escrito 1G, com as mesmas cores e padrão do veículo digital de notícias, tome cuidado, pois pode ser uma cilada.
No entanto, existe uma outra dica dentro da verificação da extensão que pode ajudar a combater Fake News.

Caso a notícia que você esteja lendo tenha um cunho mais político, ou seja, saia direto de um órgão governamental, basta observar se ele tem a extensão .gov no final. Se for educacional, o .edu pode ser um importante aliado para saber sua veracidade.

Passo 2: Pesquise sobre o site e a notícia


Seja como for, pesquisa sobre o site em que você está acessando notícias. Uma dica muito valiosa é saber se ele tem algum vínculo com veículos de notícias conhecidos.
Desconfie de sites que você nunca viu, ou que tenham uma linha editorial muito pesada. Receber links em grupos de Redes Sociais, ou até mesmo de algum parente desinformado pode ser uma grande cilada.
Combater Fake News deve ser uma luta de todos. Além de causar a desinformação, muitos sites são criados para prejudicar a imagem de alguma pessoa.
Ainda mais, cheque se aquilo que você recebeu é verdade. Coloque os principais tópicos da notícia no Google e veja se grandes veículos também estão abordando o tema.
Bem como, tome cuidado com links encurtados. Eles podem ser um caminho sem volta para uma cilada na internet. Isso porque, além de estar consumindo um conteúdo falso, pode causar danos ao seu computador e smartphone.
Ainda assim, é muito importante também analisar o conteúdo, a ortografia e a maneira como a notícia é passada. Tome muito cuidado com matérias chamativas, com muitos pontos de exclamação ou caixa alta no texto.

Passo 3: Pesquise sobre o autor


Toda notícia ou reportagem deve ser assinada, ou seja, conter o nome que a produziu. Pesquise sobre essa pessoa, busque saber quem ela é. A grande maioria dos jornalistas possui conta em Redes Sociais, procure sobre ele nelas, conheça-o, saiba sobre o que ele fala e como ele se comunica com as pessoas.
Por exemplo, pegue o nome do autor, jogue no Google e pesquise sobre o que ele faz. Busque informações que sejam relevantes sobre ele, e se aquele conteúdo pode ser de sua autoria.
Todavia, tome cuidado com os “autores fakes”. Em alguns sites, pessoas mal intencionadas podem pegar o nome de algum jornalista famoso e colocar como se fosse tele o texto.
Pesquise se ele faz parte daquele site.

Passo 4: Cuidado com sua curiosidade


Eu entendo, muitas vezes nos deparamos com um link bastante atrativo e chamativo em nossas redes sociais ou grupos de amigos. O clique acontece quase que de uma forma involuntária.
No entanto, precisamos ter muito cuidado com a nossa curiosidade. Em algumas ocasiões, é comum que as notícias falsas circulem e sejam feitas apenas para atrair as pessoas para um site que contenha vírus ou que possa roubar seus dados.
Sendo assim, combater Fake News é um trabalho delicado demais. Porém, a curiosidade deve dar lugar à atenção.
Analisar cada detalhe do post antes de clicar nele é de suma importância para não cair em uma armadilha virtual.
Em outras palavras, voltamos aos tópicos anteriores, pesquise sobre quem escreveu e sobre o site, além de analisar se outros sites já estão falando sobre este assunto.

Passo 5: Encontre o Certificado de Segurança


O Certificado de Segurança, ou simplesmente SSL, tem como finalidade proteger a integridade do site e manter todos os dados que circulam por ele a salvo.
Esse certificado trabalha por meio de códigos criptografados, e eles são capazes de identificar a origem dos dados.
No entanto, muitas pessoas têm em mente que o SSL é importante apenas para sites de vendas de produtos. Porém, todos os outros conteúdos hospedados na web necessitam dele.
Afinal, muitas vezes estamos conectados com nossos e-mails ou outras Redes Sociais, e esses dados podem ser coletados.
Além de tudo isso, o certificado de segurança é importante para os rankings de busca no Google.
E sabe por que isso é importante para combater Fake News?
Caso você coloque o assunto da notícia nos buscadores e não encontre o site em questão, certamente ele pode ser falso.
Por exemplo, se o site que você entrou tem o cadeado ao lado de sua URL, ele é seguro. Ou ainda, você pode utilizar plataformas de verificação para buscar mais informações.

E por fim…


Primeiramente, criar um passo a passo de como combater Fake News é muito importante. No
entanto, é um trabalho maior do que apenas verificar, é uma ação completa.
Buscar saber mais sobre os sites que estamos acessando, pesquisar sobre o autor e sobre a relevância dele no meio. Além disso, analisar o conteúdo e também se ele está com a ortografia correta.
Ainda mais, ver se o site possui certificado de segurança, ou SSL.
Tudo isso faz parte de uma rotina que deve ser criada para evitar a propagação das notícias falsas ou até mesmo de infectar seu computador ou smartphone com vírus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s