Já havia comentado aqui no blog sobre o novo RG, mais ele ficou meio esquecido, mais parece que agora o governo resolveu por em prática a implementação do novo RG.O Comitê Gestor do Registro de Identidade Civil informou o modelo final que irá substituir os RG tradicionais em Dezembro deste ano.
A nova identidade será um cartão munido de um chip e terá como dados obrigatórios: nome, sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do dedo indicador direito, órgão emissor, local de expedição, data da expedição e data de validade do cartão. O Ministério da Justiça informou que o número antigo de RG e CPF não serão dados obrigatórios para a emissão do RIC, mas poderão ser inseridos. O documento também poderá informar se a pessoa é um doador de órgãos ou não e o seu tipo sanguíneo.
Outra decisão do comitê é o uso do RMZ, ele apresenta uma combinação de 3 linhas de letras e números. Esse código terá um padrão internacional e será compatível com mecanismos de identificação de outros locais do mundo. Ele tem como objetivo tornar mais rápido o processo de identificação de pessoas, por isso o RIC poderá ser utilizado em locais de grande circulação, como estádios, aeroportos e postos de imigração.
Na próxima reunião do comitê, que está marcada para 14 e 15 de Setembro, serão divulgados detalhes da implementação, quais cidades receberão os primeiros exemplares e custos do projeto. A meta é substituir completamente os RGs em 9 anos.