Perigosa falha para Android

Qualquer aparelho que não esteja rodando pelo menos a versão Jelly Bean pode estar vulnerável. O estrago depende do modelo do aparelho, sendo que a falha mais grave foi apontada em alguns aparelhos Samsung, onde o exploit consegue formatar o aparelho e inutilizar o cartão SIM sem que o usuário possa fazer nada.

O exploit consiste em enviar um URL malicioso para o aparelho da vítima. Pode ser o resultado de uma busca no google, um email, um SMS, um QR code, etc. Qualquer forma de exibir um URL para o usuário funciona. Se o usuário clicar no URL e o aparelho for vulnerável, acabou-se.

O URL vem com um código USSD, desses que a gente usa para acessar opções avançadas do telefone e funciona discando algo como *#66445#*.  O problema é que alguns desses códigos podem ferrar com o telefone e são “discados” sem qualquer pergunta nos telefones vulneráveis.

Você pode testar se seu telefone é vulnerável visitando esta página com ele. O autor do blog, Dylan Reeve, demonstra o problema usando um código USSD inócuo, que só mostra o IMEI do telefone na tela. Eu testei com meu xing-ling Android, Hero H200, e imediatamente ao visitar a página abriu-se o discador e uma janela na frente dele com os dois IMEI do meu telefone. Nenhuma confirmação foi pedida.

A implementação é simples, ao alcance de qualquer “ráquer” wannabe. Bastou colocar isso na página:

<iframe src=”tel:*%2306%23″ />

Quer fazer um teste? Leia este qrcode:

 

 

 

 

 

 

Beleza, ele só mostra o IMEI. e se no lugar do IMEI, eu colocasse um FACTORY RESET?
PERIGO! NÃO FAÇAM ISSO! Se quiser testar o factory reset, leia o QR CODE Abaixo:

QRCode

 

 

 

 

 

 

 

Se quiser sacanear algum amigo, mande esse qrcode ai pra ele! hehehe.. Se ele não tiver um Jelly bean instalado, a amizade vai acabar hehehe.. Cuidado com os QRCODES que voces andam lendo por ai!

Proteção: no momento, a melhor maneira de se proteger é usar o auto-reset blocker. Apesar do nome, o programa ajuda a te proteger de qualquer código USSD malicioso, vindo por qualquer vetor. Ele se instala como um discador e quando o sistema processar um link de telefone, irá abrir uma janela perguntando que discador usar. Escolha o auto-reset blocker. O programa então exibirá qual o número que vai ser discado, dando sua opinião sobre o mesmo (se é seguro ou não), mas deixará por sua conta se vai aceitar ou não a discagem. OBS:  Telstop faz a mesma coisa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s