Virtual Windscreen da Jaguar transforma estradas em games de corrida

virtual_windshield

jaguar-virtual-windscreen-ghost.jpg

Dados de velocidade, navegação e riscos potenciais na estrada e o traçado ideal em um circuito. Esses são alguns dos pontos fortes do Jaguar Virtual Windscreen, algo como um para brisa virtual, na tradução literal, e que pode ser utilizado pela Jaguar como base para os próximos desenvolvimentos tecnológicos da marca.

Ao ser utilizado em um circuito fechado, o Jaguar Virtual Windscreen se destaca pelo modo de carro fantasma (mostrado na imagem acima, em azul turquesa) para orientar o motorista de um trajeto previamente feito por ele mesmo ou por outro motorista. Também há a possibilidade de adicionar áreas de frenagem e cones virtuais à tela, que são retirados conforme o condutor deixa de necessitar.

Outra característica que está sendo investigada é a projeção de imagens em 3D sem o uso de acessórios ópticos específicos (óculos), e com isso a possível substituição dos espelhos retrovisores por espelhos virtuais. Aliás, essa idéia de substituir os espelhos por telas já não é tão nova, e só não foi adotada ainda pois as imagens não teriam profundidade. Com o 3D esse problema não existe.

A Jaguar Land Rover também está desenvolvendo um sistema de controle por meio de gestos, que permite ao condutor manter os olhos na estrada enquanto manuseia alguns comandos do veículo, mesmo sem tocá-los. Para maior precisão nos movimentos, o desenvolvimento está sendo feito com o uso sensores de proximidade mediante um campo magnético, assim como nas mais recentes telas touchscreen existentes hoje.

Se um smartphone hoje é capaz de detectar o dedo do usuário a uma distância de 5 mm da tela, o projeto da Jaguar é detectar esses movimentos a 15 centímetros de distância, rastreando os movimentos da mão do motorista e transformando-os em comandos para o veículo. Segundo explica Wolfgang Epple, diretor de Pesquisa e Tecnologia da Jaguar Land Rover, o sistema “tem o potencial para estar à venda já nos próximos anos”.

É a tecnologia colocando um verdadeiro videogame no vidro do carro. Vamos ver…

 

Vejam o video:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s